quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Superman deve ser sombrio?

Tal como acontece com muitos outros super-heróis hoje em dia (especialmente aqueles da DC), Superman está recebendo uma interpretação cinematográfica muito mais sombria do qual o público jamais viu. Mas isso é uma coisa boa ou uma coisa ruim ?





Deixe-me começar por dizer que eu gostei de Homem de Aço. Foi um filme divertido e eu gostei da abordagem que eles estavam levando a história .... porém, eu acho que a execução poderia ter sido melhor. Apesar das falhas na história que já foram apontadas, a abordagem "mais sombria" para o personagem, eu acho que é um pouco questionável. Enquanto eu sou a favor de cineastas que tomam as histórias de super-heróis a sério, há uma diferença entre o "sério" e "dark". Um tom "dark" implica que o mal vai acontecer e as coisas não funcionam necessariamente para o melhor e isso é algo que eu sinto que tem é bom para os personagens, cenários e temas do material. Ele funciona muito bem para um personagem como Batman, cujas histórias são baseadas em torno da tragédia e toda a " vida é uma merda e então você morre ", mas, com outros personagens que não se destinam a ser tudo de sentir pena de si mesmo,  muito sombrio pode ser uma coisa ruim .



Tome Superman, por exemplo. Ele é o último símbolo de esperança e inspiração para todo o mundo, o cara que incessantemente se esforça para evitar a destruição e perda de vidas. No entanto, em seu último filme, ele meio que falhou em ambas as contas. Enquanto que no final ele fez por derrotar os vilões e salvar o dia, no grande esquema das coisas, uma boa parte de Metropolis foi totalmente arrasada (como um 11 de setembro vezes trinta !) E Super acabou tendo que quebrar o pescoço de Zod. É ... realmente não senti a esperança e inspiração nese momento. Além do mais, o Superman teria sido mutilado com a culpa nesses resultados, mas na cena seguinte ele está feliz destruindo propriedade do governo sem um cuidado com o mundo ( é um idiota insensível !). O ponto que eu estou tocando é que muitos diriam que os elementos sombrios realmente não combinam muito bem com a interpretação tradicional do personagem do Superman. Não quer dizer que uma nova interpretação ligeiramente diferente não pode ser trabalhada , eu gosto do fato do que Snyder e co tentaram fazer Superman um personagem um pouco mais ousado, que pode ser empurrado para cruzar certas linhas, mas eu não acho que funcionou muito bem neste filme, como quando eles estabelecem claramente o código moral que Superman é, teoricamente, obrigado a matar, mas eles nunca realmente mostram as conseqüências de quando ele destrói. Outro exemplo seria quando um caminhoneiro encrenqueiro perturba Clark em um bar e, enquanto, no primeiro momento ele simplesmente vai embora sem fazer nada, pois ele sabe que não representa qualquer tipo de ameaça física a ele, posteriormente, destrói seu caminhão por vingança. Sei que este momento foi jogado apenas como uma piada, mas, no entanto, faz Clark parecer uma criança imatura que nunca aprendeu nada com seu santo pai (mesmo que o caminhoneiro merecia totalmente).

 

Permitam-me comparar Homem de Aço ao Superman - O Filme de Richard Donner. Sim, obviamente, os dois são bastante diferentes e são destinados a ser assim, mas eu acho que o Superman - O Filme capturou tudo o que o personagem é, de uma forma que o Homem de Aço não conseguiu. A versão de Donner é muito mais coração e ainda tem uma pontinha de bobeira anexo para os vilões (que eu admito que pode ser visto como uma falha), mas também tem o seu quinhão de momentos dramáticos sombrios e sérios, como, por exemplo, (ALERTA DE SPOILER ) quando Lois ... hum ... morre. Para mim, o que torna o filme tão bom é que tudo pode ser resumido em uma cena: o resgate do helicóptero, que continua a ser uma das minhas cenas favoritas de filmes de todos os tempos. Ele começa com uma situação muito sombria, uma mulher está pendendo para a sua morte em um helicóptero que caiu suspenso no topo de um edifício muito alto. Uma multidão se reúne abaixo para olhar com horror, com eles tendo certeza de que ela vai cair para a morte ( com os caras de controle de vôo no telhado estão, obviamente, muito horrorizados para fazer qualquer coisa). Em seguida, um repórter educado, vestido com um chapéu e óculos (que, por coincidência e sorte, é um alienígena com poderes sobre-humanos), se depara com a cena e pensa consigo mesmo, sim ... isso não vai acontecer! Ele deixa seu traje mortal, vestindo uma roupa vermelha e azul heroica, que se completa com uma capa e um escudo de "S" no peito , e , em seguida, voa para cima e pega a mulher e o helicóptero em cima da hora. A tragédia foi evitada milagrosamente, entra em cena a incrível tema música de John Williams, o público abaixo grita com alegria e o público é preenchido com uma sensação indescritível de alegria que só pode ser criado por assistir a um filme. É uma cena bem- feita, isso me dá arrepios toda vez que eu assisto (eu estou nostálgico, eu sei). Em retrospecto , Homem de Aço realmente não tem nada disso, não é? Esse momento triunfante quando o herói se revela para o mundo em um desastre. O equivalente no filme de Snyder é a cena em que Superman voa até as três ou quatro pessoas que conseguiu salvar após derrotar os bandidos (e destruir metade da cidade) e ainda mudaram o sexo de Jimmy Olsen, que diz em tom de reverência na voz calma, "ele nos salvou ". Agora esse momento teria funcionado muito melhor se os personagens não estivessem no deserto devastado que já foi Metropolis e tivesse havia uma enorme multidão de cidadãos apresentados para mostrar que Superman, de fato, salvou mais do que três pessoas. Durante essa cena, eu tive que dizer a mim mesmo que eles provavelmente foram capazes de fazer uma grande evacuação da cidade pouco antes da destruição atingir proporções bíblicas (mas realmente , quais são as chances disso ter acontecido?), para ele fazer qualquer tipo de sentido. E eu sooooooo perdi a música de John Williams (maldito Zimmer).



Eu acho que o principal problema com Homem de Aço é que eles não tiveram o equilíbrio certo em termos de tom. Ele salta para trás e para frente entre esperançoso e otimista e sombrio e deprimente com nada substancial o suficiente para preencher a lacuna. Eles devem inclinarem-se ou de uma forma ou de outra, na minha opinião. Há uma série de sequências de ação épicas para entreter os olhos, mas há muito do tipo de sobrecargas em si e para tudo o que os personagens estão lutando se perde em meio ao caos. E em outra nota, em termos de cinema, a câmara instável hiper-realista e cor opaca dos tons, realmente não me faz sentir como um filme de Superman para mim. Assim, para resumir, eu acho que o Superman na tela deve ser sombrio? Bem, pessoalmente, eu sinto que as interpretações mais leves têm trabalhado melhor até agora ( Eu mesmo considero Superman Returns sendo mais emocionalmente satisfatório, para ser perfeitamente honesto).

Independentemente do que eu acho, no entanto, parece que vamos continuar a ver uma interpretação mais sombria no futuro, já que o próximo filme de Superman será um crossover com o Batman. Espero que eles irão fazê-lo um pouco melhor na próxima vez (vamos ver o que tem Affleck para mostrar !)

Nenhum comentário:

Postar um comentário