quarta-feira, 5 de junho de 2013

HOMEM DE AÇO: Zack Snyder em trecho da entrevista exclusiva

A Revista Movie Magic, atualmente à venda em todo os EUA, traz uma entrevista exclusiva com Zack Snyder sobre Homem de Aço. Um trecho da entrevista que segue.



MOVIE MAGIC: A última vez que falei com você, você estava em Sucker Punch, e uma das únicas perguntas que eu fui capaz de lhe perguntar a respeito de Homem de Aço foi sobre o desafio de tornar Superman relevante para a audiência de hoje. Sua resposta foi: "Isso é porque os filmes não fizeram nada para torná-lo relevante." Como você resolveu isso com este filme?

Zack Snyder: Você tem que pensar sobre o que faz com que qualquer filme em questão. Não é necessariamente um tópico, como: "Oh, é sobre a economia", ou "É sobre a Coreia do Norte." Eu não acho que as pessoas realmente se preocupam com isso. Mas o que eles se preocupam é com a diferença entre ser tópico e ser atemporal, ou um filme que é feito com o coração e respeito por um personagem. Nosso grande missão quando fizemos o filme foi: "Podemos fazer Superman um personagem que você pode se relacionar?" Se isso faz dele tópico ou não, eu não sei, mas isso foi o que realmente aconteceu depois e que foi o grande trabalho do filme. Foi fazer você você, "Hey, se eu fosse o Super-Homem, é o que eu faria", o que era uma coisa que eu pensei que ninguém tinha conseguido. Ele era sempre o "outro" que você pode olhar ; esse deus que cujas aventuras você pode apreciar, mas realmente não permitem dizer, "Isso toca uma parte de quem eu sou." Eu sinto a intenção original do  personagem - esta história do órfão imigrante - era a mitologia do Superman, e é isso que nós buscamos em um monte de maneiras.


MOVIE MAGIC: Então, não é tanto olhar para cima para ver um deus entre nós, mas mais parecido com o que um de nós faria ao ser elevado acima de um ser humano?


ZACK: Exatamente! E então você ainda tem todas as mesmas armadilhas e problemas emocionais, você ainda não sabe onde você pertence no mundo. Todas essas coisas ainda são reais, e essas são coisas que todos nós estamos nos perguntando quando olhamos no espelho. O que eu sou? Quem sou eu? Qual é o meu propósito? Qual é o meu ponto? Isso é o que Superman está fazendo, também, todos os dias.

MOVIE MAGIC: Para não tirar tudo de fanboy em você, mas muita expectativa para ver o que você fez.

Zack: Bem, eu sou um grande fã do personagem, também, e no começo eu estava muito cético. Mesmo antes de conhecer Chris Nolan e falar sobre esta versão do filme e o que poderíamos fazer, houve um tempo, alguns anos antes, antes de Watchmen, onde falamos sobre se houvesse ou não um filme de Superman que pudéssemos fazer. Eu estava em um tipo diferente de mentalidade. Watchmen e [o] Doutor Manhattan [personagem] estava tão perto do Superman,que eu senti que ia conseguir. Mas, ao fazer esse filme, o porquê de super-heróis, que é tão cuidadosamente dissecado no filme, me fez de um jeito estranho amar a mitologia e queria me apoiar da mitologia ao invés de dissecá-la. Eu amei dissecá-la em Watchmen, porque isso é o que era, mas quando chegamos ao Superman, era quase como se você tivesse que saber as regras antes de quebrá-las. Eu tinha quebrado as regras e, de repente tivemos esse personagem e eu queria chegar ao porquê dessa mitologia e respeitá-la e compreendê-la. Todos os meus filmes têm sido um pouco irônico, de Dawn Of The Dead e até mesmo 300. Há uma ironia visual ou ironia em cada história. A maior ironia do Superman é que ele não é irônico em tudo. É o filme mais realista que eu fiz, o filme mais emocional e fisicamente realista que eu fiz, eu acho que é divertido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário