quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O que aconteceu com os Super Vilões?

Eu não sei se isso é que eu estou ficando velho ou o que, mas posso afirmar oficialmente que eu estou incrivelmente cansado de "heróis contra heróis." Eu não percebi totalmente até ser atingido pelo anúncio do game Injustice: Gods Among Us. Não me interpretem mal, visualmente o jogo parece muito impressionante, e eu gostei do último Mortal Kombat, então eu tenho certeza que o jogo vai ser ótimo. Mas a premissa - "os super-heróis se tornaram a nossa maior ameaça",a idéia é péssima, sem graça, e eu preciso que ele vá embora. Para sempre. E sim, eu entendo que é um jogo de luta, por isso, na natureza do gênero, os heróis têm que lutar entre si.



Mas Injustice foi apenas a faísca que acendeu o meu pavio. Eu estou pronto para que os heróis voltem a combater super vilões novamente e nos fazerem querer torcer por eles, em vez de escolher lados.

Super-heróis lutando entre si (antes de, eventualmente, se unirem e enfrentarem uma ameaça maior) é parte do tecido dos quadrinhos de super-heróis. Ele apenas é. Ele sempre foi, e sempre será. Esta mesma característica transitaram no filme Os Vingadores da Marvel Studios, e eu imagino que esta característica irá continuar com novos personagens cinematográficos que serão introduzidos. Ele simplesmente fornece um arco dramático fácil para seu relacionamento que culmina neles aprenderem a co-existirem como companheiros de equipe.



Mas, na última década, os quadrinhos de super-heróis se tornaram mais e mais sobre a luta contra as ideologias (e egos) entre heróis, resultando em alguns dos maiores eventos dos últimos anos. Guerra Civil da Marvel foi talvez a mais notável, mas, desde então, temos visto também variações sobre a mesma ideia.

Invasão Secreta viu os heróis da Marvel suspeitarem uns dos outros, com medo de que qualquer um de seus companheiros de equipe pudessem ser um invasor Skrull. Fear Itself encontrou vários heróis da Marvel usurpados por avatares malignos e lutando entre si.Vingadores vs X-Men é, assim, auto-explicativo, e eleva suas sugestões de X-Men: Cisma, que era uma história que os X-Men contra lutavam uns contra os outros. E todos os sinais da DC estão apontando para uma guerra entre os heróis da Liga da Justiça.


Existe algum material dramático bom em todos estes relatos que é digno de uma peneirada, até certo ponto. Eu mesmo promovi a ideia de adaptar Guerra Civil da Marvel para a tela grande. Mas, ao mesmo tempo, quem precisa de vilões quando os heróis estão prontos e dispostos a jogar lutar um contra o outro? Há uma certa quantidade de fan service em ver esses personagens fora do seu quadrado, descobrir quem é mais rápido, mais forte, ou mais inteligente. Mas a cada batalha entre heróis, seu status como figuras de moralidade é um pouco manchada. Quadrinhos de super-heróis são, na sua essência, as modernos encarnações auto-religiosas medievais.

Estes são personagens criados para inspirar fé nos absolutos da humanidade.Naturalmente, todos esses personagens evoluíram desde a sua concepção, a introdução de muitos tons de cinza que fizeram suas relações entrelaçadas mais complexa e interessante. No entanto, em um determinado ponto - o ponto que estamos agora - seu conflito constante de uns contra os outros está crescentemente cansativo.


Não estou dizendo que não precisamos de relações tumultuosas entre heróis, porque certamente acontecem. Ninguém quer ler histórias onde todos estão 100% do tempo íntimos, alegremente batendo em bandidos e apertando as mãos depois. O conflito interno pode ser poderoso e interessante. Mas quando as duas principais empresas de super-heróis estão estruturando seus universos inteiros em torno de disputas internas de heróis, torna-se uma luta para permanecer investidos nos personagens como super-heróis, em vez de apenas ser divertido vê-los lutar contra seus egos. 


Em um momento em que o mundo real está  a cada dia ficando cada vez mais desesperado por um herói, devemos ser capazes de transformar esses heróis da ficção em inspiração e esperança. Assim como as pessoas fizeram no meio da Segunda Guerra Mundial, a Era de Ouro de super-heróis, Superman e Capitão América estavam ali como algo a aspirar, mesmo como apoio moral, de certa forma.

Mas quando olhamos para os nossos heróis de quadrinhos, agora, eles estão geralmente muito ocupados lutando entre si para se preocupar com o resto do mundo.

Texto de Joey Esposito

Nenhum comentário:

Postar um comentário