quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Christopher Nolan fala sobre o tom de sua trilogia Batman & The Dark Knight Rises


O diretor Christopher Nolan ("A Origem") teve recentemente uma conversa com o Film Comment sobre sua incrível trilogia Batman. Para alguém que é fã do trabalho de Chris Nolan, esta é uma leitura obrigatória. Para cineastas iniciantes esta é também uma leitura obrigatória, com partes de um monte de informações úteis de Nolan sobre os aspectos técnicos da criação de um filme. Abaixo estão alguns aspectos que eu gostaria de compartilhar da entrevista. 


Primeiro, o negócio com a questão do tom. Muitos fãs debatem sobre como é "real" o  universo de Batman de Nolan, mas é isto mesmo que deveria ser debatido? Nesta entrevista Nolan explica seu tom como "compreensível" e não realista, como muitos na dizem. 


Christopher Nolan: O "realismo" do termo é muitas vezes confuso e usado, tipo, de forma arbitrária. Suponho "compreensíveis" é a palavra que eu usaria. Eu queria um mundo que fosse retratado de forma realista, em que, apesar de acontecimentos estranhos pode estar ocorrendo, e essa figura extraordinária pode andar por essas ruas, as ruas que têm o mesmo peso e validade das ruas em qualquer dos outros filmes de ação . Então, eles seriam compreensíveis ​dessa forma. 

Talvez a parte mais controversa na trilogia Batman de Nolan é o próprio final de The Dark Knight Rises . O que deixou muitos fãs divididos foi como o personagem de Joseph Gordon-Levitt, John "Robin" Blake, vai substituir Bruce Wayne como Batman em Gotham. 

Christopher Nolan: Para mim, The Dark Knight Rises é especificamente e, definitivamente, o fim da história de Batman como eu queria, e à natureza aberta do filme é simplesmente uma ideia temática muito importante que queríamos colocar no filme, que Batman é um símbolo. Ele pode ser qualquer um, e isso foi muito importante para nós. Nem todo fã de Batman necessariamente concordar com essa interpretação da filosofia do personagem, mas para mim tudo volta à cena entre Bruce Wayne e Alfred no jato privado em Batman Begins , onde a única maneira que eu poderia encontrar para fazer uma caracterização credível de um cara transformar-se em Batman é se ele fosse como um símbolo necessário, e ele se viu como um catalisador para a mudança e, portanto, era um processo temporário, talvez um plano de cinco anos que seria imposto para simbolicamente incentivar o bem de Gotham, para ter de volta a sua cidade. Para mim, para que a missão seja bem sucedida, tem que acabar, por isso este é o fim para mim, e como eu disse, os elementos abertos são tudo a ver com a ideia temática que Batman não era importante como um homem, ele é mais do que isso. Ele é um símbolo, e o símbolo vive.



O diretor fala sobre experimentar, correr riscos com o ritmo da hora final de The Dark Knight Rises , a fim de alcançar uma tensão que na maior parte do filme nunca se aproximou. 


Christopher Nolan: Nós tentamos com todos os três filmes, mas da maneira mais extrema com The Dark Knight Rises , o que eu chamo esse tipo de bola de neve, uma abordagem para a ação e eventos. Nós experimentamos isso em O Cavaleiro das Trevas , onde a ação não é baseada em conjunto de peças limpas e Batman Begins teve o caminho claro, mas chegamos muito mais neste filme. O escopo e a escala da ação é construída a partir de pedaços menores, que é como uma bola de neve, algo assim que é transversal, o que eu amo fazer, e tentar encontrar um ritmo em conjunto com a música e os efeitos sonoros, então você está construindo e a construção de tensão contínua durante uma longa e sustentada parte do filme, e não é liberada até que a cena final.É uma estratégia arriscada, porque você correr o risco de esgotar o seu público, mas para mim é a maneira mais revigorante de aproxima-los do filme de ação. É uma abordagem que foi aplicada em Inception, bem como, ter cordões paralelos de tensão subindo e subindo e depois se unindo. Em The Dark Knight Rises, a partir do momento em que a queda de música e som que o garoto começa a cantar "The Star-Spangled Banner", é uma espécie de como as luvas estão saindo. Fui surpreendido e encantado como as pessoas aceitaram a extremidade de onde as coisas vão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário